domingo, 21 de outubro de 2012

Gestão de Projetos

I - ETAPA DO PROJETO

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” Peter Drucker.


“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.”  Peter Drucker.

Gestão de Projetos

O que é Gerenciar um  Projeto? 

  Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. 
  E gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.  
  Muitos de nós – senão todos – já coordenaram projetos ao menos uma vez. E o que foi feito para gerenciar o projeto? É possível que um projeto seja gerenciado apenas utilizando-se o bom senso ou boas práticas herdadas de colegas, é possível que outro projeto seja gerenciado apenas usando-se algumas ferramentas  como o Microsoft Project, e também é possível que ele seja gerido utilizando-se  técnicas adequadas para cada uma das suas fases.
  Lembremos sempre que o gerenciamento de projetos envolve lidar com pessoas a todo momento – a equipe do projeto, o cliente, quem financia o projeto,  outras áreas envolvidas, fornecedores, entre outros, e isto requer habilidades que vão além do simples uso de softwares.
  Estas breves explicações devem ter introduzido o assunto, esclarecido algumas dúvidas e apresentado o grande espaço existente nas organizações para se aplicar as técnicas modernas de gestão de projetos. 
  É importante ter consciência de que muito há para se apresentar sobre o tema ainda, muitas são as técnicas de gerenciamento de projetos existentes e que podem ser utilizadas pelas empresas.
  E os benefícios de se utilizar os conceitos modernos de gestão de projetos vão da melhor utilização dos recursos da empresa, redução no tempo de colocação de novos produtos no mercado, melhor controle e consequente redução dos custos envolvidos nos projetos, e, culminam, obviamente, na maior satisfação do cliente do  projeto e de todas as outras pessoas envolvidas com o projeto.

O que é uma Loja Virtual?

É um site que permite a comercialização de produtos ou serviços na Internet, oferecendo a descrição dos itens, geralmente com fotos, formas de pagamento e condições de envio.
O cliente utiliza o site para selecionar os produtos ou serviços que deseja adquirir e para efetuar a compra.
As lojas virtuais podem ser originadas de estabelecimentos que já existem, ou seja, o lojista já dispõe de uma loja física e optou por abrir mais um canal de comercialização. Esta forma é chamada de comércio misto.
Outro tipo de loja virtual é conhecido como comércio virtual, onde a comercialização é feita exclusivamente pela Internet.

Entendendo o Projeto

O projeto "Loja Virtual" tem sido construído pelos alunos da Faculdade Ruy Barbosa, do curso de  Administração de Empresas com a finalidade de demonstrar a importância da aplicabilidade da Gestão de Projetos, destacando ao longo das etapas as diversas  ferramentas que podem ser utilizadas em sua construção. Para tal, destaca-se abaixo algumas ferramentas do MS Project :

CRONOGRAMA


O cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização do projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento. Vejamos:

  • Legalização

  • Marketing

  • Financeiro

  • Tecnologia/Finalização


GRÁFICO DE GANT

O Gráfico de Gantt, ou Diagrama de Gantt, é uma ferramenta que permite a visualização do progresso de projetos. É, basicamente, uma ferramenta de acompanhamento, bastante visual, cujo objetivo é deixar a informação o mais transparente possível.
A função do Gráfico de Gantt é, de uma forma genérica, permitir o acompanhamento da realização de tarefas e atividades que compõem um projeto de objetivo maior. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades. É muito útil para o Gerenciamento de Projetos onde existem muitos envolvidos. Vejamos:


  • Parte - I



  • Parte - II


  • Parte - III



FRAGMENTO DO DIAGRAMA DE REDES

No Sistema de Projetos, é possível exibir graficamente diversos elementos estruturais de um projeto e as respectivas interdependências. Vejamos a sequência de operações do projeto através de um fragmento do diagrama de redes representado abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário