E-commerce ou E-business
O termo E-business foi definido
pela IBM em 1997 como a Utilização da Web para ajudar as empresas a
simplificarem os seus processos, aumentarem a sua produtividade e melhorar a
sua eficiência. Permite que as empresas se comuniquem com facilidade com
parceiros, fornecedores e clientes, que se conectem com sistemas de dados
back-end e que realizem transações de maneira segura.
Exemplificando, pode-se citar um
Diretor de E-commerce e um de E-bussines. O primeiro atua na área de vendas, e
é responsável pelas relações comerciais da empresa na Internet. O segundo atua
não atua na área de vendas, e é o responsável pelas negociações da empresa na
Internet.
O E-commerce encontra-se dividido nas determinadas categorias:
B2B – BUSSINES-TO-BUSSINES: É a
Negociação Eletrônica entre empresas. Muito comum, é a modalidade que mais
movimenta importâncias monetárias. Em 2005, segundo a Revista InfoEXAME, foi
movimentado 67bilhões de dólares no mercado eletrônico brasileiro. Somente a
Petrobrás foi responsável por 45 bilhões de dólares em B2B.
B2C – BUSSINES-TO-CONSUMERS: Negociação Eletrônica entre empresas e consumidores. Esta modalidade representa
a virtualização da compra e venda. A diferença é que as pessoas escolhem e
pagam os produtos pela internet. Segundo estudo da Revista InfoExame, em 2005
foi movimentado pelas 50 maiores empresas de e-commerce no Brasil, o montante
de 3bilhões. Somente a Gol Linhas Aéreas movimentou mais de 1bilhão. Pode-se
citar exemplos de B2C com o site www.americanas .com, www.submarino.com.br,
etc.
C2B – CONSUMERS-TO-BUSSINES: Negociação Eletrônica entre
consumidores e empresas. E o reverso do B2C, também chamado de leilão reverso.
Acontece quando consumidores vendem para empresas. Esta modalidade começa a
crescer no Mercado eletrônico, pois uma empresa que deseja adquirir um produto,
anuncia na rede a intenção de compra. Os consumidores que possui o que a
empresa quer, faz a oferta.
C2C – CONSUMER-TO-CONSUMER: Negociação Eletrônica entre
consumidores. Esta modalidade é muito comum, efetua muitas negociações, mas de
valores pequenos. O exemplo mais conhecido no Brasil desta modalidade é o site
www.mercadolivre.com.br
G2C- GOVERNMENT TO CITIZEN: G2C:
ou literalmente, do governo para Cidadão, é uma relação comercial pela internet
entre governo (estadual, federal ou municipal) e consumidores. Por exemplo, o
pagamento via Internet de impostos, multas e tarifas públicas.
G2B - GOVERNMENT TO BUSINESS:
G2B: é a relação de negócios pela internet entre governo e empresas. Por
exemplo, as compras pelo Estado através da internet por meio de pregões e
licitações, tomada de preços, etc. [Bulhões, 2008].
Importância para Empresas
O E-commerce está rompendo os
velhos modelos de administração, bem como as estruturas de custo,
relacionamento com terceiros e clientes. Estas transações comerciais baseadas
em processos de comunicação digitais tornam o e-Commerce uma importante
ferramenta de vendas disponível às empresas que buscam diferentes formas de
crescimento em seus mercados.
É incontestável que a Internet
oferece uma excelente oportunidade sobre os canais de venda tradicionais, pois
demonstra vantagens inerentes à sua natureza (ambiente virtual). A mais notória
vantagem consiste no fato de que a extensão do canal de vendas é global,
atingindo todos os cantos do mundo sem precisar respeitar horários ou feriados.
Outro fator positivo inerente à esta forma de negócio virtual (eBusiness) é no
que tange à sua distribuição. Com a prática do eCommerce, as empresas conseguem
realizar as suas atividades comerciais com custos muito mais baixos e podem
customizar produtos, serviços e informações, de acordo com cada perfil de
cliente.
O M-business do termo em inglês
Mobile business ou Negócios eletrônicos moveis é a nova sensação do momento,
uma nova ferramenta gerencial que veio para somar junto com as novas
tecnologias de gestão e inovação tecnológica no que tange a melhoria continua
da Tecnologia da informação e comunicação.
E com isso os profissionais de
marketing e comunicação não poderiam ficar de fora dessa nova oportunidade,
pois todos sabemos que quem não se adequa as novas tecnologias é retirado
bruscamente e fatalmente do mercado, tal tecnologia não substituirá as
ferramentas de marketing convencional entretanto ela veio para somar em um
conjunto de estratégias que iram gerir curiosidade dos clientes no que tange
aos relacionamentos B2C ou business too consumer, para nossa língua significa
relacionamento entre empresa e cliente onde a empresa expõe seus produtos
através de tecnologia para um consumidor ou cliente final tomando por base as
ferramentas e estratégias de marketing digital.
O M-business é uma tecnologia e
um comercia que funciona por intermédio de aparelhos eletrônicos moveis, ou
seja, smatphones, palms, e etc. que possui conexão com a internet.
Essa nova abordagem gerencial do
M-business, facilitou a vida de todos tanto clientes, quanto empresa, pois a
comunicação, e a divulgação passou a ser mais barata quase que a custo zero
devido a velocidade em que a informação é dissipada na internet, e para os
clientes a facilidade está na aquisição de produtos com preços mais acessíveis,
vitrines de produtos eletrônicas e de fácil aquisição, pois podem agora comprar
os produtos desejados apenas com um apertar de botão ou seja a praticidade na
palma de suas mãos.
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/m-business-uma-nova-abordagem-gerencial-tatica-e-estrategica/64230/
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