sábado, 3 de novembro de 2012

Classificação dos Sistemas

VI - ETAPA

Sistema de Processamento de Transação (TPS ou STP)

Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc. É o mais antigo tipo de sistema de informação. Os sistemas deste tipo geralmente são padronizados, isto é, que devem ser operados da mesma forma. Como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável.


Características de um Sistema de Processamento de Transação
 
  • Cada transação do SPT requer:
  • Entrada e alimentação de dados
  • Processamento e armazenamento
  • Geração de documentos e relatórios
Objetivos de um Sistema de Processamento de Transações


Desde a década de 50, os SPT evoluíram dos sistemas lentos e manuais para os computadorizados mais avançados. Mesmo então, os SPT estavam "onde vivem as organizações". O mesmo continua sendo verdade atualmente: muito poucas organizações podem sobreviver sem um meio de processar eficientemente pedidos de vendas, faturas ou outras transações. Os SPTs são, desta forma, fundamentais para assegurar o movimento normal das operações comerciais, preservar o fluxo de caixa e a lucratividade e dar apoio ao sucesso da organização.
Como qualquer estrutura, os Sistemas de Informação de uma organização são apenas tão bons quanto os fundamentos sobre os quais estão construídos, e osSPT é esta base. Devido à sua importância de processamento de transações, as organizações esperam que seus SPTs atinjam um número de objetivos específicos, incluindo os seguintes:


Processar dados gerados por e sobre transações. O principal objetivo de qualquer SPT é capturar, processar e armazenar transações e produzir uma variedade de documentos relacionados às atividades comerciais rotineiras.

Manter um alto grau de precisão. Um objetivo de qualquer SPT é a entrada e o processamento de dados sem erros.

Assegurar a integridade dos dados e da informação. Um outro objetivo do um SPT é assegurar que todos os dados e informações armazenados nos bancos de dados estejam exatos, atuais e apropriados. 

Produzir documentos e relatórios em tempo. Os SPTs manuais podem levar dias, semanas ou mesmo meses para produzir documentos de rotina. Felizmente, os SPT computadorizados têm sido capazes de reduzir significativamente este tempo de resposta. A capacidade de conduzir transações de negócios de forma imediata pode ser muito importante para a operação lucrativa da organização.

Aumento da eficiência do trabalho. Antes dos computadores, os SPTs manuais constituíam um trabalho intenso. Eram necessárias salas cheias de funcionários e equipamentos para processar as transações de negócios manualmente. Hoje, os SPT podem reduzir substancialmente as exigências de trabalho de funcionários e outros. Para muitas empresas, um sofisticado SPT computadorizado pode Ter o seu custo justificado apenas pela economia de trabalho.


Aplicações do Processamento de transações:
 
  • Processamento de pedidos
  • Fatura
  • Controle de Estoques
  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Compras
  • Recebimento
  • Expedição
  • Folha de pagamento
  • Contabilidade Geral
 
 
Sistema de Suporte de Decisões (SSD)

Um SSD ou SAD (Sistema de Apoio a Decisão) pode ser definido como um conjunto de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões específica de um problema, sendo que o foco deste sistema está na tomada de decisões em face de problemas comerciais não-estruturados ou semiestruturados, ou seja, atuam no suporte à tomada de decisões gerenciais. Os sistemas de suporte à decisão oferecem o potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e serviços. Os SSD, embora sejam parcialmente destinados aos níveis mais elevados da gerencia, são utilizados em todos os níveis. O mais importante é que um SSD deve auxiliar aqueles que têm que tomar decisões, de todos os níveis, em todos os aspectos da tomada de decisão, incluindo os relacionados aos processos empresariais de valor adicionado. Além disso, a abordagem de SSD leva em consideração que pessoas e não maquinas, tomam decisões.  
Os sistemas de suporte a decisão apresentam algumas características que lhes proporcionam o potencial para serem eficazes ferramentas de apoio gerencial. De modo geral, um sistema de suporte a decisão pode:

1. Características do Sistema de Suporte à Decisão (SSD):


  • Manipular grandes volumes de dados;
  • Obter e processar dados de fontes diferentes;
  • Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação;
  • Possuir orientação tanto textual quanto gráfica;
  • Executar análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de mercado;
  • Dar suporte as abordagens de otimização, satisfação e heurística;
  • Executar análise de simulações e por metas.Manipular grandes volumes de dados.
  

2. Arquitetura de um Sistema de Suporte à Decisão


Um SSD é composto por um banco de dados, um banco de modelos e um gerador de SSD. Um SSD típico, além disso, contém uma interface com o usuário, uma conexão para banco de dados externos e acesso a outros sistemas baseados em computadores: A interface com o usuário de um SSD, chamada de gerenciados de diálogo, possibilita que os tomadores de decisões acessem e manipulem com facilidade o SSD e permite a utilização de termos e expressões comerciais comuns. O acesso a banco de dados externos propicia que o SSD percorra vasto volumes de informações contidas no banco de dados corporativo, permitindo que o SSD recupere informações sobre estoques, vendas, pessoal, produção, finanças, contabilidade e outras áreas. O acesso a outros sistemas baseados em computadores permite que o SSD seja ligado a outros sistemas poderosos, ou subsistemas de função específica.



3. O banco de modelos


O propósito do banco de modelos de um SSD é proporcionar aos tomadores de decisões acesso a uma variedade de modelos e auxiliá-los no processo decisório. O banco de modelos pode incluir um software de gerenciamento de modelos (SGM), que coordena o uso de modelos em um SSD. Alguns modelos:



Modelos financeiros, a qual fornece análises de fluxo de caixa, taxa interna de retorno e outras análises de investimento;
Modelos de análises estatísticas, a qual pode fornecer resumos estatísticos, projeções de tendências e testes de hipóteses entre outros;
Modelos gráficos, que são pacotes de software que auxiliam os tomadores de decisões a projetar, desenvolver e utilizar apresentações gráficas de dados e informações;
Modelos de gerenciamento de projetos, a qual é usada para manipular e coordenar grandes projetos e para se descobrir atividades ou tarefas críticas que podem atrasar, ou por em perigo todo um projeto se não forem completadas em tempo hábil e de modo econômico em termos de custo. 

4. As atividades gerenciais podem ser resumidas e classificadas em três categorias:


Planejamento estratégico - onde são traçados os objetivos da organização, a alteração desses objetivos, a utilização dos recursos para atingir os objetivos, as políticas de aquisição, uso e disponibilidade dos recursos;
Controle Gerencial (ou tático) - processo onde os gerentes asseguram que a obtenção e o uso dos recursos são efetivos em conformidade com os objetivos;
Controle Operacional - processo que visa assegurar que a tarefa especifica é executado com efetividade.



Sistema de Informação Gerencial (SIG)

O SIG pode ser definido como dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores de decisão com informações para ajudá-los a alcançar as metas da organização, gerando relatórios diversos. Ele gera produtos de informação que apoiam muitas das necessidades cotidianas de tomada de decisão de gerentes de empresas. Relatórios, telas e respostas produzidas por esses SI fornecem informações que os gerentes especificaram de antemão para o adequado atendimento de suas necessidades de informação. Esses produtos de informação predefinidos satisfazem as necessidades de informação dos administradores dos níveis operacional e tático, que encontram tipos mais estruturados de situações de decisão.

 
- Características de um SIG:
 
  • Geram relatórios com formatos fixos e padronizados;
  • Produzem relatórios impressos e em tela;
  • Usam dados internos armazenados em computador;
  • Permitem que usuários finais façam seus próprios relatórios personalizados;
  • Requerem pedidos formais dos usuários.

- Benefícios do SIG para a CRAJ Administradora de Condomínios:


  • Redução de custos nas operações;
  • Melhoria no acesso às informações com relatórios precisos e rápidos, com menor esforço;
  • Melhoria na produtividade e nos serviços realizados e oferecidos;
  • Melhoria na tomada de decisões, com fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
  • Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão;
  • Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
  • Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;
  • Redução do grau de centralização de decisões na empresa e;
  • Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.
 

- Áreas de aplicação dos SIG:


  • SIG de Marketing;
  • SIG Industrial;
  • SIG de Recursos Humanos;
  • SIG Financeiro.


Sistema de Apoio ao Executivo (SAE)

O SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) é um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários. Também permite aos executivos da organização analisar os mesmos dados de maneira única e padronizada, não só sob forma de textos, mas também gráficos projetados para solucionar problemas específicos que se alteram seguidamente, através de modelos menos analíticos. Ele é formado por estações de trabalho, menus gráficos, dados históricos e de concorrentes, bancos de dados externos, e possuem fácil comunicação e interface.


Características do SAE
 

• Voltado para gerência de alto nível (nível estratégico);
• Liga o presidente da empresa aos demais níveis;
• Manutenção cara;
• Necessidade de grande equipe de apoio.


Benefícios do SAE
  • Analisa, compara e destaca as tendências;
  • Amplia a abrangência de controle da alta administração;
  • Acelera o processo de tomada de decisão;
  • Melhora o desempenho administrativo.

Como resultados do SAE, pode-se destacar:
  • Formulação de respostas;
  • Identificação de alterações nas condições do mercado;
  • Aprendizagem através do feedback.
 
Exemplos

 
• Quantidade produzida com pedidos em negociação;
• Valor do faturamento com contas à pagar;
• Datas do planejamento de compras com quantidade de estoque;
• Valores de folha de pagamento para avaliação de terceirização de serviços;
• Quantidade de linhas de produção e tecnologia versus  satisfação dos clientes internos e externos;
• Custos em relação ao retorno, com orçamento e análise  financeira;
• Datas de prioridades de pagamento de juros versos políticas  de descontos para clientes;
• Valores da análise interna com a concorrência, mercado e  perspectivas.


COMO FUNCIONA


O sistema é flexível e pode ser moldado para melhor análise de acordo com a necessidade das informações necessárias para a organização.
Os executivos precisam de conhecimentos básicos e raciocínio lógico apurado para captar essas informação e tomar as medidas necessárias.
A velocidade, a qualidade e a quantidade das informações permitem aos executivos monitorar com eficiência todos os processos da empresa.
Empresas digitais também podem se beneficiar deste sistema, os executivos destas empresas precisam tomar decisões imediatas, para alterarem o panorama competitivo dos produtos comercializados por sua empresa na Web.


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