domingo, 21 de outubro de 2012

Gestão de Processos

III - ETAPA DO PROJETO

A Gestão por Processos consiste em uma coleção de atividades que ocorrem dentro de uma empresa que estão envolvidos diretamente com os objetivos da empresa. Estas atividades envolvem os recursos materiais, humanos e financeiros da empresa, necessários para, por exemplo, desenvolver um novo produto, melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a eficiência da logística. Assegurar que os processos sejam executados de forma clara e consistente é muito importante para que a empresa possa atingir suas metas e agregar valor aos seus clientes. Entretanto gerenciar estes processos é mais difícil do que parece, pois muitos deles não acontecem isoladamente, mas interagem entre si.
Há vários tipos de processos como os processos-chave, processos de apoio e sub-processos. Processos comuns incluem:
- Compras: Assegura que os materiais e equipamentos necessários para a produção estejam disponíveis.
Desenvolvimento de produtos: Planeja novos produtos e serviços para os seus clientes ou a melhoria dos já existentes
Produção: Criação dos produtos e serviços
Entrega do pedido: Recebimento de pedidos dos clientes, assegurando que estes serão devidamente atendidos.
Distribuição: Distribuição pontual dos produtos aos clientes
-
 Suporte ao cliente: Fornecer assistência para os clientes após a compra.
Quanto mais você promove os seus processos, maior é o seu potencial. Para garantir o continuo desenvolvimento e melhoria dos seus processos, você deve considerar alguns pontos importantes.
- Os objetivos devem ser claros e mensuráveis
- Forte comprometimento da alta gerência e dos funcionários é essencial
- Seus funcionários são ótimas fontes de informação. Envolvê-los, cria um forte comprometimento e assegura a aceitação para as mudanças propostas.
- A comunicação é fundamental para gerar envolvimento, comprometimento e o acerto das metas.
Construir um modelo orientado a processos pode resolver muitos problemas que estão escondidos no modelo tradicional. Um modelo de processo é desenhado para auxiliar as pessoas envolvidas, a entender o ambiente e a sua participação nela. Construir este modelo requer trabalho em equipe, garantindo que todo o conhecimento disponível será utilizado no modelo. Um modelo básico pode consistir de apenas atividades especificas, passos, funções organizacionais, informação e material. O modelo pode também conter mensagens sobre problemas potenciais nos processos, idéias para melhoria e outros comentários.
Outro ponto importante é a documentação. Documentar todo o processo ajuda na comunicação através da empresa. O grande desafio é manter a documentação em dia e acessível para todos.
Benefícios
A grande vantagem da orientação aos processos é que isso ajuda na compreensão de como as coisas são realmente feitas, revelando problemas, gargalos e ineficiências que podem permanecer escondidos em uma empresa, mesmo ela funcionando normalmente: A Gestão por Processos pode ajudá-lo também na:
- Redução dos prazos
- Redução de custos
- Melhoria da eficiência interna
- Melhoria na qualidade geral
- Aumento da satisfação dos seus clientes e funcionário




Aplicativo: BizAgi Process Modeler 

O BIZAGI é uma ferramenta gratuita para criação de fluxogramas, mapas mentais e diagramas em geral. Permite aos usuários organizarem graficamente vários processos e as relações existentes em cada etapa. Essa estruturação é uma maneira eficiente de visualizar um processo como um todo, identificando problemas e apontando a solução para eles.  Assim, para o aprimoramento do projeto "Loja Virtual" será utilizado o aplicativo BIZAGI a fim de identificar o processo de gestão de compras,  um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. Por isso, faz-se necessário visualizar como funciona o processo administrativo da loja. Para ilustrar uma situação de compra comum do cliente ao visitar a "Loja Virtual", vejamos o fluxograma abaixo: 





Sistemas Aplicativos

II - ETAPA DO PROJETO

O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva.
As grandes corporações começam a dar uma ênfase nos sistema de informações, que são ferramentas emergentes no mercado que transformam os dados armazenados nos bancos de dados, em informações para a tomada de decisão da diretoria.
Diante disso, percebe-se a grande importância dos Sistemas Aplicativos para o funcionamento daLoja Virtual”, pois são programas que proporcionam ao usuário maior segurança nos dados e agilidade no atendimento, aumentando assim, a credibilidade da empresa, que passará ao cliente uma imagem forte e inovadora, preocupada em atender de maneira rápida e eficiente. Além disso, tem por objetivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao Processamento de Dados, Controle de Estoque, Folha de Pagamento, Pacote Office dentre outros aplicativos que serão bastante utilizados no cotidiano da Loja Virtual.

Gestão de Projetos

I - ETAPA DO PROJETO

“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” Peter Drucker.


“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.”  Peter Drucker.

Gestão de Projetos

O que é Gerenciar um  Projeto? 

  Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. 
  E gerenciar um projeto envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.  
  Muitos de nós – senão todos – já coordenaram projetos ao menos uma vez. E o que foi feito para gerenciar o projeto? É possível que um projeto seja gerenciado apenas utilizando-se o bom senso ou boas práticas herdadas de colegas, é possível que outro projeto seja gerenciado apenas usando-se algumas ferramentas  como o Microsoft Project, e também é possível que ele seja gerido utilizando-se  técnicas adequadas para cada uma das suas fases.
  Lembremos sempre que o gerenciamento de projetos envolve lidar com pessoas a todo momento – a equipe do projeto, o cliente, quem financia o projeto,  outras áreas envolvidas, fornecedores, entre outros, e isto requer habilidades que vão além do simples uso de softwares.
  Estas breves explicações devem ter introduzido o assunto, esclarecido algumas dúvidas e apresentado o grande espaço existente nas organizações para se aplicar as técnicas modernas de gestão de projetos. 
  É importante ter consciência de que muito há para se apresentar sobre o tema ainda, muitas são as técnicas de gerenciamento de projetos existentes e que podem ser utilizadas pelas empresas.
  E os benefícios de se utilizar os conceitos modernos de gestão de projetos vão da melhor utilização dos recursos da empresa, redução no tempo de colocação de novos produtos no mercado, melhor controle e consequente redução dos custos envolvidos nos projetos, e, culminam, obviamente, na maior satisfação do cliente do  projeto e de todas as outras pessoas envolvidas com o projeto.

O que é uma Loja Virtual?

É um site que permite a comercialização de produtos ou serviços na Internet, oferecendo a descrição dos itens, geralmente com fotos, formas de pagamento e condições de envio.
O cliente utiliza o site para selecionar os produtos ou serviços que deseja adquirir e para efetuar a compra.
As lojas virtuais podem ser originadas de estabelecimentos que já existem, ou seja, o lojista já dispõe de uma loja física e optou por abrir mais um canal de comercialização. Esta forma é chamada de comércio misto.
Outro tipo de loja virtual é conhecido como comércio virtual, onde a comercialização é feita exclusivamente pela Internet.

Entendendo o Projeto

O projeto "Loja Virtual" tem sido construído pelos alunos da Faculdade Ruy Barbosa, do curso de  Administração de Empresas com a finalidade de demonstrar a importância da aplicabilidade da Gestão de Projetos, destacando ao longo das etapas as diversas  ferramentas que podem ser utilizadas em sua construção. Para tal, destaca-se abaixo algumas ferramentas do MS Project :

CRONOGRAMA


O cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização do projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento. Vejamos:

  • Legalização

  • Marketing

  • Financeiro

  • Tecnologia/Finalização


GRÁFICO DE GANT

O Gráfico de Gantt, ou Diagrama de Gantt, é uma ferramenta que permite a visualização do progresso de projetos. É, basicamente, uma ferramenta de acompanhamento, bastante visual, cujo objetivo é deixar a informação o mais transparente possível.
A função do Gráfico de Gantt é, de uma forma genérica, permitir o acompanhamento da realização de tarefas e atividades que compõem um projeto de objetivo maior. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades. É muito útil para o Gerenciamento de Projetos onde existem muitos envolvidos. Vejamos:


  • Parte - I



  • Parte - II


  • Parte - III



FRAGMENTO DO DIAGRAMA DE REDES

No Sistema de Projetos, é possível exibir graficamente diversos elementos estruturais de um projeto e as respectivas interdependências. Vejamos a sequência de operações do projeto através de um fragmento do diagrama de redes representado abaixo: